Condução e condições meteorológicas adversas

 

Com a chegada do mau tempo é sempre bom relembrar os conselhos básicos para conduzir em condições adversas. Lembre-se que chuva, neve, gelo e nevoeiro alteram profundamente as condições em que deve circular, ficando a cargo do condutor adaptar a sua condução ás condições climatéricas de modo a garantir a segurança dos ocupantes dos veículos de dos peões.

Os principais factores que contribuem para o aumento dos acidentes nesta altura do ano são:

  • Má visibilidade
  • Má aderência do veículo
  • Desgaste da viatura e respectiva falta de manutenção
  • Excesso de confiança do condutor

Não se esqueça de fazer uma pequena revisão caseira ao seu veículo verificando principalmente os seguintes pontos:

  • Pneus, o piso molhado aliado a pneus gastos ou de má qualidade influencia consideravelmente a estabilidade do veículo.         Verifique o estado do piso dos seus pneus e ajuste a sua pressão de acordo com os valores indicados pelo fabricante
  • Sistema de iluminação, verifique se os seus faróis, luzes de stop e piscas estão a funcionar correctamente.
  • Sistema de travões, escovas, bateria e amortecedores

Como se deve comportar o condutor?

  • Aumento da distancia de segurança é essencial neste altura do ano, com o piso molhado a distancia que o carro necessita para se imobilizar tende a ser maior, por isso podem-se evitar muitos acidentes guardando uma maior distancia do veículo da frente.
  • Há que considerar ainda que quanto mais elevada for a velocidade maior o risco de derrapagem, mais provável com piso molhado ou escorregadio. Contudo, se o veículo entrar em derrapagem o condutor não deve travar, deve desembraiar (para libertar as rodas motrizes) e tentar controlar o veículo por pequenos toques no volante, virando as rodas no mesmo sentido da derrapagem.
  • Quando as condições de iluminação o exigem deve circular com as luzes de médios acesas, ver e ser visto também pode evitar muitos acidentes.

Além destes conselhos gerais deve adoptar medidas especificas de acordo com as condições meteorológicas.

  • Com Chuva

Cuidado com as primeiras chuvas, nesta altura do ano devido á sujidade existente na estrada formam-se zonas bastante escorregadias no alcatrão.

Tenha cuidado a passar por poças de água, uma poça de água que lhe pode parecer pequena pode ser suficiente para travar uma das rodas fazendo o seu carro mudar rapidamente de trajectória.

Não se esqueça também do efeito de aquaplanagem, este acontece quando o seu veículo passar por cima de um lençol de água a uma velocidade elevada o que faz com que se perca momentaneamente o contacto das rodas com o solo tornando inútil qualquer movimento no volante.

Tenha cuidado com os peões, nomeadamente as poças de água que rodeiam os passeios. 

  • Com Nevoeiro

Circule com os médios e as luzes de nevoeiro acesas e reduza a velocidade. Evite também a manobra de ultrapassagem pois em certas situações a visibilidade é insuficiente.

Caso o nevoeiro seja muito espesso reduza a velocidade e use a berma direita como referencia.

  • Com neve ou gelo

Esta é uma situação muito perigosa, reduza a velocidade e não faça acelerações ou travagens bruscas. Use as correntes de neve no veículo quando se adeqúem á situação.

Caso sinta a direcção solta reduza a velocidade sem usar o travão e faça pequenas e suaves correcções na trajectória.

E lembre-se que com condições meteorológicas adversas deve evitar ao máximo manobras desnecessárias como ultrapassagem.

Tags: 

Adicionar novo comentário